Cursos da Unb

Você tem perfil para seguir carreira na área de computação?

Faça nosso teste e descubra!

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Áreas de Computação

na UnB

A atuação feminina na área de computação pode ser construída por meio de diferentes cursos que existem atualmente no mercado.

Na Universidade de Brasília são oferecidos 5 cursos para quem se interessa na área: Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Software e Licenciatura em Computação.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Se você gosta de desafios, temas futuristas e é uma pessoa curiosa, talvez o seu futuro seja na CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO! Aqui, você estuda a teoria por trás do funcionamento dos computadores, além de criar coisas para eles!

Eu amo este ramo, pois ele nos faz entender os fundamentos dos aspectos computacionais. As pessoas que são cientistas da computação elaboram novas técnicas e modelos que otimizam o desenvolvimento e suas tecnologias. Seria simplesmente fantástico trabalhar com isso. O que você acha?!

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

Você gosta de colocar a mão na massa e criar coisas novas? Talvez você se realize na ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO! Aqui, você pode, por exemplo, inventar novos computadores e novos dispositivos para, além de tornar esses computadores mais eficientes e produzir programas para eles. Basicamente, você pode trabalhar tanto com a parte mecânica - o hardware - , quanto com a parte de programação - o software. É um amplo universo!

Eu sou apaixonada por este ramo, pois ele me permite inovar, concretizar idéias e tornar coisas antes inimagináveis reais! Não é incrível?!

ENGENHARIA MECATRÔNICA

Se seu interesse for mesmo na parte mecânica - o hardware - e você quiser construir máquinas de grande porte para indústrias e trabalhar bem pertinho da automação, seu futuro pode estar na ENGENHARIA MECATRÔNICA! Nela, você projeta e desenvolve equipamentos mecânicos para implementá-los em fábricas, fazer a manutenção deles e ainda usar outros computadores para automatiza-los, ou seja, melhorando sua eficiência! Além disso, ainda pode desenvolver software para operar todos esses equipamentos!

Eu sou apaixonada por este ramo também, pois ele me permite ter um gigante conhecimento de computação, mecânica e eletrônica. Você pode lidar com temas fascinantes como robótica e inteligência artificial todos os dias! Maravilhoso, não?!

ENGENHARIA DE SOFTWARE

Mas, talvez, você não se interesse tanto assim pela parte do hardware e seja interessada mesmo na programação e na criação de software! Se esse for o seu caso, não se preocupe, você pode se realizar na ENGENHARIA DE SOFTWARE! Nela, você desenvolve softwares e os mantém eficientes e produtivos, além de desenvolver técnicas que facilitam sua construção e manutenção!

Novamente, eu sou apaixonada por este ramo, pois ele combina bastante com pessoas que, assim como eu, adoram organizar coisas e colocar a criatividade para funcionar e desenvolver programas computacionais que facilitem e melhorem a experiência de todas as pessoas. Além de tudo isso, você ainda pode ser uma grande contribuinte para as futuras inovações da tecnologia digital!

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

Se você for uma garota que, além de amar a área de computação, também ama ensinar coisas novas a outas pessoas, por que não juntar o útil ao agradável e investir no curso de LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO (na UnB chamado apenas de Computação) para se tornar uma professora de computação? Você poderia ajudar na inclusão digital, já considerada hoje um dos direitos fundamentais do ser humano!

Esta também é uma das minhas paixões, pois é esta área que me permite ajudar as pessoas a entrarem no mundo da tecnologia ainda; inacessível, infelizmente, para muitos. Aqui, você pode melhorar bastante a qualidade de vida de crianças, jovens e até mesmo adultos - já que seu trabalho é incluí-los na informática e incentivá-los a conhecer as coisas incríveis que um computador pode fazer. Assim, apresentando-lhes o mundo dos bits e bytes. Isso não é maravilhoso?

Confira nossa cartilha!

Confira e baixe nossa cartilha para obter mais informações sobre a carreira, o perfil da profissional e o mercado de trabalho de cada um desses cursos:

cartilha_v3 (3) (1).pdf