Ciência da Computação

A profissional formada em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO é capaz de realizar desenvolvimento científico e tecnológico da computação e informática, e pode aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas, preocupadas sempre com a atualização tecnológica.

Uma BACHARELA em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO cria desde ferramentas simples, como um aplicativo financeiro para lançar despesas pessoais, até programas complexos como um sistema operacional.

Uma cientista da computação, como também é chamada a profissional formada em Ciência da Computação, pode ser contratada para trabalhar em uma equipe de desenvolvedores, criando software de acordo com a necessidade dos clientes.

Além de atuar como desenvolvedora ou programadora, a cientista da computação pode trabalhar como:

  • ANALISTA DE SISTEMAS: elabora documentos e alguns modelos que especificam os requisitos para o desenvolvimento de um software;

  • ARQUITETA DE SOFTWARE: modela os sistemas e a infraestrutura que o software precisa para funcionar;

  • GERENTE DE TI: gerencia os projetos de software, coordenando equipes e planejando o desenvolvimento de sistemas;

  • PROFESSORA E/OU PESQUISADORA: trabalha como professora ou desenvolve pesquisas em Instituições de ensino e empresas.

Como é uma profissional da área de TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI), é indispensável que tenha aptidão para lidar com dispositivos tecnológicos, além de gostar de matemática que é outra característica importante desta profissional, já que terá uma grande carga desta disciplina durante a faculdade.

É preciso ser dinâmica e ter curiosidade para acompanhar as novas tecnologias e tendências do setor, e se manter competitiva no mercado de trabalho. Afinal, esta é uma área que está em constante atualização.

As profissionais da área de computação encontram um mercado de trabalho bastante amplo no país e no mundo. Hoje em dia, qualquer empresa utiliza alguma tipo de tecnologia para desenvolver suas atividades. Mesmo uma pequena empresa usa computadores para melhor organizar seu negócio e não ficar estagnada no tempo. O setor industrial também costuma absorver grande parte das profissionais formadas nesta área.

Além disso, não é raro encontrarmos profissionais que trabalham como autônomas, prestando serviços para particulares ou empresas de forma terceirizada.

Há ainda as profissionais que decidem seguir a carreira acadêmica e ministrar aulas de computação para a educação básica ou em escolas de computação. Para atuar em universidades é preciso continuar os estudos e concluir uma pós-graduação (como mestrado e/ou doutorado).

O curso de CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, também chamado de Ciências da Computação, possui muitas disciplinas de Matemática e boa parte das matérias é destinada ao entendimento da lógica envolvida no desenvolvimento do hardware e do software, assim como ao aprendizado das linguagens de programação mais utilizadas. O curso tem duração média de 5 anos.