Esse projeto foi desenvolvido durante o racionamento de água no DF em 2016, quando a cidade inteira estava passando por dificuldades para economizar água. As meninas viram esse problema e logo pensaram em uma solução, a caixa tem boias que medem o volume de água armazenado e esse valor é indicado no LCD, assim os moradores tem maior controle sobre a quantidade de água disponível. Além disso, a caixa fornece água pra uma horta inteligente, que só irá regar as plantas caso o solo esteja seco.
Casa Inteligente
Esse projeto foi idealizado em 2015 e vem sendo aprimorado todos os anos. A casa tem 5 tipos de componentes: sensor de luminosidade, sensor de presença, sensor de gás, led e servo motor. Ela funciona da seguinte forma, quando ela detecta movimento ela verifica a luminosidade da casa, se estiver escuro ela abre as persianas e se continuar escuro ela liga os leds. E quando detectado algum vazamento de gás, ela avisa aos moradores ligando leds vermelhos e apitando o buzzer, logo em seguida corta a energia da casa.
Rua Inteligente
Preocupadas com o alto custo das contas de energia que a iluminação pública possui, nossas meninas pensaram em uma maneria para diminuir o consumo de energia e o valor das contas de luz. A ideia é bem simples, trocar as luzes dos postes por leds e colocar sensores de presença em cada poste. Com os leds é possível controlar a sua intensidade, então quando não tem ninguém na rua os leds ficam com uma intensidade pequena e quando detectar movimento eles aumentam sua intensidade. Dessa forma menos energia é gasta e o valor das contas de luz diminui.
Placa Solar
Atualmente é muito comum ouvir falar em energia sustentável e uma delas é a energia solar, mas uma coisa que quase ninguém fala sobre é que ela só estará funcionando, em sua total capacidade, quando o Sol estiver exatamente em cima da placa, ou seja, ao meio dia. Pensando nesse problema, nossas meninas vieram com uma solução ao observar girassóis. Os girassóis seguem o Sol, então a solução seria fazer uma placa solar que também segue o Sol. Com a ajuda de sensores de luminosidade e de um servo motor, a nossa plana solar segue o Sol.
Cadeira Inteligente
Na escola das meninas, havia um aluno cadeirante e o observando e vendo suas dificuldades começaram a pensar em maneiras que pudessem facilitar a sua vida. Uma delas foi colocar um ''sensor de ré'' na cadeira de rodas dele. Assim, quando ele se aproximava de algum objeto dando ré, a cadeira o avisava por meio do buzzer. Com isso, a frequência do buzzer aumentava de acordo com a proximidade dele com o objeto.
Rita
O objetivo inicial era que a Rita pudesse falar frases feitas a partir de possíveis perguntas que os estudantes pudessem fazer, ela seria um tipo mais simples de inteligencia artificial. Mas por conta do tempo super corrido nossas meninas tiveram que simplificar a ideia, então Rita movimenta a boca e os olhos enquanto passa uma mensagem gravada, o problema central ficou em sincronizar os movimento da boca e dos olhos com a gravação, para que ficasse o mais realista possível.
Horta Inteligente
Esse projeto foi desenvolvido por alunas do Ensino Fundamental, de 6 a 9 ano. Ele tem como objetivo regar as plantas sozinho somente quando necessário evitando o gasto de água desnecessário.