Licenciatura em Computação

Este curso forma a professora que leciona informática nos ensinos fundamental, médio, técnico e em formações de usuários de computação nas organizações.

A graduada também pode trabalhar no planejamento, na implementação e no uso de tecnologias educacionais, e no gerenciamento da implantação de projetos de educação a distância, e em pesquisas que envolvam o uso da tecnologia como apoio ao processo de ensino e aprendizagem.

A profissional desta área deve ter liderança, espírito de equipe e garra para construir, de maneira permanente, a profissionalização docente.

A LICENCIADA EM COMPUTAÇÃO deve ter habilidade para trabalhar em equipe de forma interdisciplinar, pois sua atuação dedica-se a aproximar as áreas de educação e computação. É necessário que esteja em constante atualização, e que seja dinâmica, organizada e inovadora, buscando novos recursos e metodologias que possam apoiar o uso da computação no ensino e na aprendizagem.

Nas instituições de ensino formal do país, o ensino de computação não é obrigatório, mas muitas escolas, públicas e particulares, incorporam a disciplina no currículo, seja como matéria obrigatória, seja como curso extracurricular. O interesse cria uma demanda por profissionais que dominem tanto as ferramentas da computação quanto as práticas pedagógicas.

Há oportunidades ainda no desenvolvimentos de aplicativos de softwares educacionais, manutenção e suporte técnico. Assim, a profissional formada neste curso pode:

  • Especificar os requisitos pedagógicos na interação humano-computador;

  • Especificar e avaliar softwares e equipamentos para aplicações educacionais e em educação a distância;

  • Projetar e desenvolver softwares e hardware educacionais e para educação em equipes interdisciplinares;

  • Atuar junto ao corpo docente das escolas nos níveis da educação básica e técnico e suas modalidades e demais organizações no uso efetivo e adequado das tecnologias da educação;

  • Produzir materiais didáticos com a utilização de recursos computacionais, propiciando inovações nos produtos, processos e metodologias de ensino aprendizagem;

  • Administrar laboratórios de informática para fins educacionais;

  • Atuar como agentes integradores, promovendo a acessibilidade digital;

  • Atuar como docente com a visão de avaliação crítica e reflexiva;

  • Propor, coordenar e avaliar projetos de ensino-aprendizagem com a ajuda de computadores que tornem possível a pesquisa.

Como a formação prevê o domínio de duas importantes áreas, computação e educação, desde o início do curso a aluna tem disciplinas que orientam para a formação profissional. Sua trajetória neste curso envolve uma considerável carga horária de disciplinas práticas, seja em sala de aula ou em instituições de ensino do DF, que visam dar sustentação a profissional da área.

O currículo da LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO prevê a realização de estágios supervisionados e de trabalho de conclusão, que buscam promover a iniciação à inovação para a formação de um docente diferenciada e conectada com as tecnologias atuais, o curso tem duração mínimo de 4 anos e meio.


Material baseado nos documentos:Parecer CNE/CESN(bolinha pequena) 136/2012 e no PPC (Projeto Pedagógico do Curso) de Licenciatura em Computação (Computação) da UnB.