Engenharia de Software

A ENGENHARIA DE SOFTWARE atua no projeto, no desenvolvimento, na implementação e na evolução de software complexo, correto, disponível, seguro, tolerantes a falhas e com usabilidade e acessibilidade. Em sua atuação, ela desenha, especifica, programa e experimenta soluções que atendam às necessidades do mercado, da sociedade, das organizações e dos indivíduos, de acordo com suas capacidades e limitações, considerando os impactos emocionais e sociais.

Além disso, ela realiza estudos de viabilidade técnica e econômica, planeja e gerencia processos e equipes de trabalho. Essa profissional também aplica técnicas para garantir qualidade na produção e no software, de acordo com prazos e orçamento estabelecidos, utilizando ferramentas apropriadas, e dentro dos princípios da ética científica e profissional.

A ENGENHARIA DE SOFTWARE deve possuir habilidades como o raciocínio lógico e matemático bem desenvolvidas. Além disso, como a área muda com muita rapidez, a ENGENHEIRA DE SOFTWARE precisa ter gosto pela inovação e capacidade de atualizar-se continuamente. Deve ter habilidade para trabalhar em equipe e visão ampla do Mundo, da sociedade e das suas dinâmicas.

A profissional deve ter organização e persistência, além de capacidade para enfrentar novos desafios e expandir as fronteiras do conhecimento na área.

Quem resolver se tornar uma ENGENHEIRA DE SOFTWARE pode ter um futuro promissor. A expectativa é de que a demanda por profissionais da área seja o dobro do que o Brasil vai conseguir formar nos próximos anos. Então, tudo indica que empregos não vão faltar! Tudo isso porque o campo de sistemas e de informatica está em contínuo crescimento.

As profissionais podem atuar em pequenas ou em grandes empresas, sendo que a presença de multinacionais no país tem despertado grandes oportunidades para a área.

Este curso aborda os principais fundamentos da computação com foco na construção, no gerenciamento e na manutenção de software. No currículo constam conteúdos de engenharia e matemática, além de gestão da produção, conceitos e arquitetura de programas.

No início, as disciplinas são introdutórias à engenharia e à programação e incluem matemática, lógica e algoritmos. No meio do curso, a aluna tem contato com todas as etapas de um software.

Nos últimos semestres, a aluna lida com especificações para dispositivos móveis, web e jogos, por exemplo. A realização de estágio e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são obrigatórios. O curso tem duração, em média, de 5 anos.


Material extraído do site:www.fga.unb.br/software