Nossa História 

Era uma vez...

Três professoras - Aletéia Araújo, Maristela de Holanda e Maria Emília - que tiveram uma brilhante ideia: começar, em 2010, um projeto chamado Meninas.comp.

Na época, as professoras do departamento da Ciência de Computação perceberam duas coisas intrigantes: 

1) A quantidade de mulheres que ingressavam no curso de Ciência da Computação era muito baixa.

2) As mulheres que decidiam continuar na graduação eram poucas.

Em vista disso, as professoras começaram uma investigação para tentar entender o porquê dessa situação e foi percebido que isso não ocorria apenas no curso de Ciência da Computação

Após muitas pesquisas e questionários - que foram entregues em escolas para meninas responderem - elas obtiveram algumas respostas, todavia mais do que respostas, elas queriam mudar essa situação, afinal:

Computação também é coisa de menina! 

Assim, começaram a fomentar iniciativas para mulheres seguirem o caminho da computação. Decidiram, portanto, levar informações da área para o ensino básico - começando pelo ensino médio.

Em 2014, as professoras entraram em contato com o professor de matemática Carlos Alberto do Centro de Ensino médio Paulo Freire, que abraçou a causa e se dispôs a aprender e ensinar as meninas da instituição que tivessem interesse em aprender programação de forma lúdica. Assim, o projeto começou a ganhar força e visibilidade.

Em 2019, várias escolas tiveram interesse em participar, assim o projeto saiu de uma parceria para onze. Com isso, depois de muito esforço, o meninas.comp está em 11 escolas levando informação e atividades para estimular mulheres a abraçar as áreas de tecnologia.

Navegue por nosssa linha do tempo:

2010

Em 2010 o Meninas.comp promoveu oficinas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e na Semana de Extensão da UnB (SEMEX). Ainda em 2010, foi realizada uma mesa-redonda com o título “A Atuação Profissional da Mulher na Área de Computação”, que foi parte das atividades da Escola Regional do Centro-Oeste (ERICO).


2011

- Atividades de divulgação de diversas áreas de tecnologia e computação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com apresentação de pôsteres descrevendo as áreas de atuação de diversas professoras do departamento.

- Coleta de 2.000 questionários com o objetivo de obter informação da percepção das estudantes de ensino médio da carreira da área de computação, englobando engenharia e ciência da computação.

- Participacão na SEMEX (Semana de Extensão da UnB) 2011 foram realizadas quatro oficinas e quatro palestras motivacionais.

2012

- Participação no painel temático do WIT intitulado “Meninas na Computação” que apresentou uma análise parcial dos dados coletados até o momento em relação à percepção das meninas do ensino médio sobre os cursos de ciência e engenharia da computação.

- Participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), onde foram ministradas oficinas de Jogos com a ferramenta Kodu.

- Participação na Semana de Extensão da UnB (SEMEX).

2013

- Promoveu no dia 08 de março (Dia Internacional da Mulher) uma mesa redonda com mulheres da academia, do mercado e da área militar, com o objetivo de que essas profissionais pudessem fazer um relato das suas experiências na área de computação.

- Participação na SNCT e na SEMEX. O Objetivo nesses dois eventos foi apresentar a área de computação para as meninas do ensino médio.

- O projeto iniciou sua expensão com escolas parceiras, saindo da atuação só na universidade.  As primeiras colaborações foram com os Institutos Federais de Goiás e de Brasília.

2014

- Iniciou a parceria com a escola CEM Paulo Freire foi escolhida para ser a pioneira do GDF a receber o projeto Meninas.comp em suas instalações.

- Mesa Redonda com mulheres da academia e do mercado, com o objetivo de que essas profissionais pudessem relatar as suas experiências na área de computação.

- Participação na SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) do MCT e da SEMEX (Semana de Extensão da UnB).

- Durante este ano as alunas do CEM Paulo Freire passaram a ter aulas semanais sobre programação e Arduino, e diversos minicursos foram realizados.

2015

- A parceria entre a UnB e a escola CEM Paulo Freire continuou;

- Foram promovidas mesas-redondas com mulheres da academia e do mercado

- Participação em eventos, tais como Semana de Extensão – SEMEX, Maratona de Robótica e SNCT do MCT.

- Desenvolvimento de Projetos pelas alunas no Ensino Médio CEM Paulo Freire.


2016

- Fortalecimento da parceria com o CEM Paulo Freire;

- Expansão do projeto para a escola CEM do Lago Norte (CEDLAN).

- Cursos de Arduino em diversos eventos e instituições

- Participações na Semana de Extensão – SEMEX, Maratona de Robótica e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCT.

2017

- Fortalecimento da parceria com o CEM Paulo Freire;

- Cursos de Arduino em diversos eventos e instituições

- Participações na Semana de Extensão – SEMEX, Maratona de Robótica e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCT.

- Participação na primeira versão da Campus Party em Brasília, e ganhou Menção Honrosa pela iniciativa.


2018

- Em Abril de 2018, o projeto Meninas.comp juntamente com a IUT (União Internacional de Telecomunicações) da ONU realizaram o Evento Internacional Girls in ICT Day

- Apoiou o evento TIC TAC (TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação, TAC – Transformação, Acesso e Conhecimento), nos dias 23 e 24 de Junho de 2018.

- Visitas guiadas ao parque tecnológico do Banco do Brasil, o chamado Tecnotur, localizado na Cidade Digital - DF.

- O projeto começou a atuar em 6 escolas parceiras.

- Participação na Campus Party Brasília

2019

- O projeto Meninas.comp começou a atuar em 11 escolas, sendo que duas são escolas públicas do Goiás.

- Ministrou dois workshops na Campus Party e uma palestra.

- Participação da Maratona de Robótica do GDF.

- Ministrou dois workshops de Arduino, a convite da Google, no evento organizado pela empresa para comemorar o dia internacional das mulheres na tecnologia. Esse evento foi realizado na Cidade Digital do DF, e contou com o apoio da ONU, SERPRO e GDF.

- O Meninas.comp foi convidado pela Embaixada da Suécia para realizar o evento TEKLA, que objetiva aumentar a participação feminina na área de TIC. O evento foi realizado na UnB, nos dias 17 e 18 de Setembro e contou com a participação de importantes autoridades da Suécia, tal como a Embaixatriz do país no Brasil.

- O Meninas.comp também ministrou um workshop no CBIE 2019 (Congresso Brasileiro de Informática na Educação) realizado em Brasília, no mês de Novembro.

2021

-   Participamos da Semana Universitária da UnB. 

- Mantivemos as atividades com as escolas de forma online devido ao distanciamento imposto pela pandemia.

2022

- Participamos da Semana Universitária da UnB.

- Realizamos a primeira edição da Competição Feminina de Programação da UnB. 

- Realizamos a I Amostra de Projetos das Escolas na UnB 

- Fizemos nosso primeiro Encontro de Meninas da UnB.

2023

- Participamos da Semana Universitária da UnB

- Realizamos mais 2 edições da Competição Feminina de Programação da UnB, com resultados surpreendentes. 

- Realizamos a II Amostra de Projetos das Escolas na UnB

- No Segundo Encontro de Meninas da UnB construímos juntas uma estória.

- Nossa oficina de Arduino contou com uma robôzinha personalizada e uma estória de RPG.