Engenharia Mecatrônica

A profissional formada em ENGENHARIA MECATRÔNICA pode criar e aplicar projetos de automação em indústrias. Ela é capaz de operar, construir e dar manutenção em vários tipos de máquinas, além de projetar sistemas para controle de equipamentos em prédios comerciais e residenciais.

É uma profissão que exige grande capacidade de observação e de trabalho em equipe, atualização constante e habilidade com cálculos. Ser criativa, curiosa, interessada e organizada também são características importantes para quem deseja seguir a carreira de ENGENHARIA MECATRÔNICA.

O mercado de trabalho para quem faz ENGENHARIA MECATRÔNICA é amplo e está aquecido. É comum grandes empresas se aproximarem das universidades em busca de potenciais talentos, recrutando alunas para estágios.

Os setores que mais empregam profissionais são os das indústrias petroquímicas e automobilística, mas há oportunidades em outros setores e áreas de atuação. Em alguns estados, a demanda é por profissionais que desenvolvam e implantem projetos envolvendo automatização e robótica.

A profissional formada em Mecatrônica também pode trabalhar com desenvolvimento de software e automação de processos.

A ENGENHARIA MECATRÔNICA é uma combinação sinérgica de eletrônica, mecânica e ciência da computação. A sua estrutura curricular reflete esta característica multidisciplinar incluindo na parte profissional do curso disciplinas de engenharia elétrica, engenharia mecânica e de bacharelado em ciência da computação, além de disciplinas específicas da área de mecatrônica.

Além disso, como todos os cursos de engenharia, a carga horária de matemática e física é extensa.